Tamanho do texto

Notícia de que a reestruturação da dívida grega é, na prática, um calote, desanimou mercado norte-americano no fim do pregão

selo

O mercado norte-americano de ações fechou com os principais índices em alta modesta; eles recuaram das máximas depois de uma associação do mercado financeiro determinar que a reestruturação da dívida da Grécia constitui, na prática, um calote. Mais cedo, o índice Dow Jones havia chegado a subir 60 pontos em reação ao informe sobre o número de postos de trabalho criados em fevereiro.

Leia também: Bovespa vira no final e fecha em baixa

Segundo a International Swaps and Derivatives Association (Isda), um "evento de crédito" ocorreu com a dívida da Grécia, o que deverá acionar pagamentos de US$ 3,2 bilhões entre compradores e vendedores de swaps de default de crédito sobre a dívida grega. A decisão da Isda já era esperada, especialmente porque as chamadas cláusulas de ação coletiva foram acionadas para impor a troca de dívida grega com desconto a alguns credores.

A notícia contrabalançou o sentimento positivo do mercado com os dados do "payroll" de fevereiro; outro indicador positivo divulgado nesta sexta-feira foi o de estoques das empresas em janeiro, que superou as previsões, sugerindo que as companhias previam um aumento da demanda. O déficit comercial dos EUA, porém, subiu em janeiro para o nível mais alto em mais de três anos, por causa da queda das exportações para a China e a zona do euro.

Entre as componentes do índice Dow Jones, as ações do JPMorgan Chase subiram 1,46% e as da Hewlett-Packard caíram 1,87%. As ações da rede de cafeterias Starbucks subiram 2,9%, depois de a empresa lançar sua própria cafeteira doméstica; as da concorrente Green Mountain Coffee caíram 16%. As ações da rede de lojas de vestuário feminino Ann Taylor, que divulgou resultados, subiram 6,2%; as da indústria de armas Smith & Wesson subiram 23%, em reação a seu informe de resultados.

O índice Dow Jones fechou em alta de 14,08 pontos (0,11%), em 12.922,02 pontos. O Nasdaq fechou em alta de 17,92 pontos (0,60%), em 2.988,34 pontos. O S&P-500 fechou em alta de 4,96 pontos (0,36%), em 1.370,87 pontos. O NYSE Composite fechou em alta de 19,73 pontos (0,24%), em 8.102,10 pontos. Na semana, o Dow acumulou uma queda de 0,43%, o Nasdaq, uma alta de 0,41% e o S&P-500, uma alta de 0,09%. As informações são da Dow Jones.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.