Tamanho do texto

Veja onde estão as maiores reservas do metal, que atingiu nesta semana sua maior cotação na história

As montanhas de ouro espalhadas pelo mundo estão ainda mais valiosas. Por ser considerado um ponto de fuga para os investidores em momentos de turbulência econômica, o metal costuma valorizar-se nessas ocasiões - e foi exatamente o que aconteceu nos últimos dias, quando, pela primeira vez, sua cotação ultrapassou a barreira de US$ 1.800 por onça-troy (medida que equivale a 31,1 gramas).

Veja abaixo onde estão as maiores reservas de ouro do mundo.

A cotação recorde para contratos à vista foi atingida na quarta-feira, após três dias de altas consecutivas. Ontem e hoje, os preços caíram, em movimento causado pela decisão dos investidores de vender contratos de ouro para embolsar os lucros acumulados nos dias anteriores e também pela elevação das margens para operações com o metal na Chicago Mercantile Exchange (CME). Na maior bolsa de futuros do mundo, os contratos de ouro para dezembro encerraram esta sexta-feira negociados a US$ 1.742,60 por onça-troy.

Metal atinge pico histórico
Bloomberg via Getty Images/Bloomberg
Metal atinge pico histórico
Apesar dessas correções, a cotação do metal acumula alta de 5,5% desde que a agência de classificação de risco Standard & Poor's anunciou a redução da nota de risco (rating) dos títulos da dívida dos EUA , que não estão mais na faixa AAA, a mais alta no ranking de classificação da S&P. A redução, decidida há uma semana, desencadeou o nervosismo nos mercados financeiros .

Mesmo com a queda desta quinta-feira, as turbulências econômicas atuais parecem manter caminho aberto para novas valorizações do metal. "O medo crescente de problemas periféricos de dívida na zona do euro e um rebaixamento do rating da França, cujo setor bancário sofreu muito ontem (quarta-feira) devido a uma forte exposição ao risco italiano, podem ampliar a demanda do ouro como um refúgio", disse, em relatório, Andrey Kryuchenkov, analista da VTB Capital, em Londres.

Leia mais:

- Saiba como comprar ouro

- Ouro é opção em momentos de incertezas

- Brasil ignora corrida do ouro

- Ouro deve continuar em alta em 2011

- INFOGRÁFICO: quem é você na hora de investir?