Tamanho do texto

Principal índice das ações europeias atingiu maior nível de fechamento em uma semana

O bom humor toma conta dos mercados financeiros, no pregão desta terça-feira. Atentos às notícias da China e de olho no balanço trimestral da Alcoa, que abriu a safra de balanços americanos do quarto trimestre, investidores mostram maior apetite a risco na cena global.

Acompanhando o movimento da Ásia, Europa e Estados Unidos, no Brasil, o Ibovespa subiu 1,22%, cotado em 59.805 pontos. Durante o dia, chegou a superar os 60 mil pontos. Esta é a terceira alta seguida do índice.

Veja também: Dólar cai 1,85% com fluxo positivo e cenário exterior

Rede de farmácias Pague Menos prevê lançar ações em abril

Rajoy prepara reestruturação do sistema financeiro espanhol

Bolsas de NY abrem em alta com bom humor

Em Wall Street, o índice Dow Jones subia 0,54%, enquanto o S&P 500 tin ha ganho de 0,98%.

Destaque da jornada, a China deu novos sinais de preocupação com relação à desaceleração de sua economia e despertou mais expectativa de novas medidas de afrouxamento monetário, segundo o operador de renda variável da Hencorp Commcor Rafael Dornaus.

Ainda que as exportações chinesas tenham seguido em ritmo forte de crescimento em dezembro, as importações perderam fôlego. O avanço das compras do país arrefeceu drasticamente, de 22,1%, em novembro, para 11,8%, no fechamento de 2011, muito aquém das expectativas.

Em segundo plano, o mercado reage aos números trimestrais da Alcoa, reportados ontem à noite, e monitora as notícias da Europa. A França trouxe boas notícias, ao mostrar uma alta surpreendente da produção industrial em novembro e com a informação de que a Fitch Ratings não espera rebaixar a nota do país em 2012, a não ser que a crise da zona do euro piore.

Europa

O principal índice das ações europeias atingiu nesta terça-feira o maior nível de fechamento em uma semana depois que comentários encorajadores de algumas companhias líderes dos Estados Unidos e esperanças de mais afrouxamento da política monetária na China deram um impulso às ações cíclicas, com montadoras e mineradoras entre as de maior ganho setorial.

Esse otimismo acabou se refletindo nos principais indicadores europeus, que subiram, com exceção do português PSI 20, que registrou leve baixa de 0,25%, aos 5.555 pontos. De acordo com dados preliminares, o FTSEurofirst 300 fechou em alta de 1,9%, aos 1.027 pontos, o nível mais elevado desde 3 de janeiro.

Leia mais:

Merkel recebe Lagarde para tentar evitar quebra desordenada da Grécia

    Leia tudo sobre: bovespa
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.

    Notícias Recomendadas