Tamanho do texto

Banco central americano também deve informar quando seus membros esperam que a primeira elevação da taxa ocorrerá

O Federal Reserve (banco central americano) afirmou nesta terça-feira que começará a publicar projeções do ritmo da taxa básica neste mês e também deve informar quando seus membros esperam que a primeira elevação da taxa ocorra.

O Fed dará início à publicação quando divulgar suas previsões econômicas trimestrais após a reunião de 24 e 25 de janeiro, afirmou a ata da reunião de 13 de dezembro.

De acordo com as minutas, autoridades do Fed acreditam que as condições econômicas poderiam garantir "melhor" uma futura flexibilização da política monetária, e que uma estrutura de comunicação melhor poderia tornar qualquer avanço político mais efetivo.

Leia mais : Preocupado com crise, Fed mantém juro do EUA na mínima histórica

Porém, outros oficiais do banco central americano dizem que estímulos adicionais seria uma ideia ruim. A ideia de oferecer previsões da taxa básica busca ajudar o público e os mercados financeiros a compreender melhor as decisões tomadas pelas autoridades. É parte de uma série de melhorias realizadas na forma como o Fed se comunica com o público.

Na reunião de dezembro, o Fed alertou para que as turbulências na crise da dívida europeia representavam um maior risco à economia dos EUA e deixou o caminho aberto para a adoção de novas medidas para incentivar o crescimento, embora tenha notado um fortalecimento no mercado de trabalho.

(com Reuters)

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.