Tamanho do texto

Bernanke disse que economia se recupera mais lentamente do que o previsto

selo

O mercado norte-americano de ações fechou em baixa, depois de quatro pregões consecutivos de altas. O mercado reagiu à perspectiva cautelosa para a economia oferecida pelo Federal Reserve (Fed, banco central americano) dias antes do fim de seu programa de estímulo por meio de compras de títulos do Tesouro. Todos os dez setores em que se divide o índice S&P-5000 fecharam em queda. 

"A erosão começou quando Bernanke acabou de falar . O mercado estava na expectativa de que Bernanke dissesse algo diferente, ou positivo, e ele não fez isso. Ele não aludiu a nada que possa levar a uma virada abrupta da economia", comentou o operador Stephen Carl, do Williams Capital Group. 

No comunicado divulgado ao fim de sua reunião de dois dias, o Fed rebaixou sua avaliação do desempenho da economia dos EUA e não deu nenhuma indicação sobre novas medidas de estímulo ao crescimento econômico e à geração de empregos. O Fed reafirmou que mantém o plano de encerrar até 30 de junho seu programa de compras de US$ 600 bilhões em títulos do Tesouro e que a taxa dos Fed Funds continuará em níveis excepcionalmente baixos "por um período prolongado". 

Em parte, disse o Fed, o ritmo lento da recuperação econômica resulta de interrupções na cadeia de oferta provocadas pelo terremoto seguido por tsunami ocorrido em março no Japão. "A única coisa que Bernanke deixou clara, na entrevista coletiva, e que não estava clara anteriormente, é que ele está admitindo que a desaceleração não resulta apenas de fatores temporários. Ele deixou explicitamente claro que existe alguma preocupação de que a debilidade no setor financeiro, no setor de moradias e na desalavancagem seja mais forte do que se pensava anteriormente", disse Ed Keon, da Quantitative Management Associates. 

Apenas duas das 30 componentes do índice Dow Jones fecharam em alta (American Express +0,61% e Coca-Cola +0,21%); entre os destaques negativos estavam Boeing (-2,51%), Home Depot (-1,41%) e General Electric (-1,33%). As ações da FedEx subiram 2,59%, em reação a seu informe de resultados. As da Carmax, que também divulgou resultados, avançaram 7,01%. 

O índice Dow Jones fechou em queda de 80,34 pontos (-0,66%), em 12.109,67 pontos. O Nasdaq fechou em queda de 18,07 pontos (-0,67%), em 2.669,19 pontos. O S&P-500 fechou em queda de 8,38 pontos (-0,65%), em 1.287,14 pontos. O NYSE Composite fechou em queda de 54,43 pontos (0,67%), em 8.101,84 pontos. 

Os preços dos títulos de longo prazo do Tesouro dos EUA recuaram, com correspondente alta nos juros. Os preços das T-notes de prazos mais curtos caminharam na direção oposta. As informações são da Dow Jones.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.