Tamanho do texto

Montante pode ser utilizado "como instrumento de resposta rápida a eventual escassez de liquidez no sistema bancário", diz BC

selo

O Relatório de Estabilidade Financeira referente ao segundo semestre de 2011, divulgado nesta quarta-feira pelo Banco Central (BC), informa que o estoque de recolhimento de compulsório atingiu R$ 448,5 bilhões em dezembro de 2011. De acordo com o documento, o montante pode ser utilizado "como instrumento de resposta rápida a eventual escassez de liquidez no sistema bancário, caso seja necessário".

Em outro trecho do documento, ao abordar o crédito no País, o BC informou que "o estoque de operações de crédito do sistema financeiro atingiu R$ 2 trilhões em dezembro de 2011, o que representa uma expansão de 10,6% em relação ao semestre anterior e de 19% em doze meses, correspondendo a 49% do Produto Interno Bruto (PIB)".

De acordo com o Banco Central, o crescimento anual do estoque de crédito foi inferior ao registrado em 2010, quando houve expansão de 20,6%, "comportamento consistente com as ações de política monetária e com as medidas macroprudenciais adotadas pelo BCB (Banco Central) no final de 2010 e parcialmente alteradas em novembro de 2011".

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.