Tamanho do texto

Papéis de concessionárias de telefonia e energia subiram até 39%; lista mostra as dez maiores altas e baixas

As ações das empresas que prestam serviços básicos são as de maior valorização neste ano. Levantamento elaborado pelo, iG com base nos dados da consultoria Economática, mostram que entre os dez papéis que mais valorizaram na Bovespa neste ano até ontem oito são dos setores de telefonia e energia elétrica. Entre as dez maiores baixas não há uma tendência definida. Há ações de companhias de produtos de consumo, mercado imobiliário e até siderurgia.

As dez maiores altas

Entre as ações do Ibovespa, até 8 de junho, em %

Gerando gráfico...
Fonte: Economática

De acordo com o levantamento, o papel do Ibovespa que mais subiu de janeiro a 8 de junho foi TIM Participações PN, da operadora de telefonia celular, com 39%. A segunda ação é a ON da mesma companhia, com 30,9% de alta. Na terceira posição ficaram os papéis PN da Brasil Telecom, que fazem parte da operadora Oi. É importante lembrar que o Ibovespa, o índice que mede a variação das ações mais negociadas na Bolsa de Valores, Mercadorias & Futuros (BM&F Bovespa), é composto atualmente por 67 ações. No ano, o indicador acumula uma perda de 9,05%.

As dez maiores baixas

Entre as ações do Ibovespa, até 8 de junho, em %

Gerando gráfico...
Fonte: Economática

Entre os papéis que mais valorizaram neste ano estão aqueles considerados “defensivos” na opinião dos analistas do mercado de renda variável. As ações de concessionárias de serviços públicos são classificadas dessa forma pelos especialistas em mercado de ações, pois não sofrem grandes oscilações influenciadas por fatores externos à empresa. Além disso, por terem reajustes anuais de tarifas regulados pelo governo, têm uma garantia de variação positiva em sua receita líquida – não ficam ao sabor da concorrência de mercado.

Das ações do Ibovespa, o pior desempenho do ano é o da varejista B2W ON, empresa que atua no comércio eletrônico e que foi proibida de realizar novas vendas no Rio de Janeiro pelo Ministério Público do Estado até que não liquide todas as entregas pendentes. A segunda maior queda ficou com a Hypermarcas, fabricante de produtos de consumo tão diversos quanto o Biotônico Fontoura e os cremes hidratantes Monange. Suas ações ON caíram 29% em 2011, o mesmo percentual registrado pela Brasil Ecodiesel, da área de biocombustíveis.

Um dado que chama a atenção é que entre os dez piores desempenhos no ano estão três ações de siderúrgicas: Usiminas PNA, Gerdau PN e Gerdau Metalúrgica PN.

Leia também:

- Do giz ao computador, Bovespa completa 120 anos

- Bolsa prevê que IPOs somem R$ 55 bilhões até dezembro

- As 100 maiores dos EUA terão ações no Brasil até o fim do ano

- Querido do mercado, Palocci cai sem influenciar a Bolsa

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.