Tamanho do texto

Principal índice de Wall Street subiu amparado por esperança de que Fed anuncie novo estímulo econômico

O índice Dow Jones Industrial, o principal de Wall Street, fechou em alta de 2,97% nesta terça-feira, em um dia marcado pelas esperanças que o Federal Reserve (Fed, banco central americano) anuncie na sexta-feira um novo estímulo econômico.

Já o seletivo S&P 500 subiu 3,43% e ficou nos 1.162,35 pontos, enquanto o índice composto da bolsa eletrônica Nasdaq subiu 4,29%, encerrando aos 2.446,06.

Esses avanços se produziram em um dia no qual o terremoto de 5,9 graus na escala Richter que atingiu a costa nordeste dos EUA não paralisou a atividade nos mercados nova-iorquinos, apesar que após o sismo, alguns operadores decidiram ir para as ruas e deixar suas contratações.

Os investidores do pregão nova-iorquino se basearam durante toda a jornada pelas compras e intensificaram esse ânimo na reta final da sessão, encorajados pelas expectativas que o presidente do Fed, Ben Bernanke, anuncie na sexta-feira em sua conferência em Jackson Hole (Wyoming) uma nova rodada de compra de bônus do Tesouro para estimular a economia.

Essas esperanças, unidas aos dados melhores que o esperado sobre a atividade manufatureira na China, deixaram em um segundo plano a queda da venda de casas novas nos EUA em julho. As altas do dia foram lideradas pelas ações da Nvidia (10,8%), Amazon (9,02%), MasterCard (5,36%) e Exxon (4,96%). A única queda do Dow Jones foram dos papéis da Bank of America (-1,87%).

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.