Tamanho do texto

Moeda registrou quarto dia seguido de queda e terminou cotada a R$ 1,588 para a venda

O dólar fechou em queda ante o real nesta terça-feira, revertendo a alta do começo do dia em meio à rolagem de contratos futuros e derivativos.

A moeda norte-americana fechou em queda de 0,14 por cento, a 1,5888 real para venda. Foi o quarto dia seguido de baixa, com variação acumulada de 1,39 por cento.

No começo da sessão, a moeda chegou a subir 0,53 por cento, mas perdeu força após o leilão de rolagem de swap cambial reverso pelo Banco Central (BC), em que a autoridade monetária vendeu apenas 35 por cento dos contratos oferecidos.

"Isso indicou que o mercado está um pouco saturado desse produto", disse o diretor de tesouraria do Banco Prosper, Jorge Knauer. "Rolagem traz um pouco de volatilidade para o mercado, não dá para pegar esses dias e indicar uma tendência. Mas no médio e longo prazo, a tendência do dólar é ficar nesse nível ou mais para baixo", completou.

O leilão de swap cambial reverso, um derivativo com efeito semelhante a uma compra de dólar futuro pelo BC, teve volume equivalente a 646 milhões de dólares. A operação foi bastante usada no começo do ano, mas desde março o BC não vende a oferta total de contratos em leilão.

Além da rolagem de swap reverso, o BC também interveio no mercado à vista por meio de um leilão de compra no final do dia, com taxa de corte de 1,5856 real.

A taxa Ptax, calculada pelo Banco Central e usada como referência para os ajustes de contratos futuros e outros derivativos de câmbio, fechou a 1,5904 real para venda, em baixa de 0,44 por cento.

    Notícias Recomendadas

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.