Tamanho do texto

Deutsche Bank levanta 10,2 bi de euros com aumento de capital

FRANKFURT (Reuters) - O Deutsche Bank levantou 10,2 bilhões de euros (14,13 bilhões de dólares) com o objetivo de comprar uma fatia remanescente do Deutsche Postbank e alinhar-se às novas regras da Basileia, no maior aumento de capital da Alemanha numa década.

O banco alemão disse nesta quarta-feira que investidores subscreveram 99,31 por cento do direito que tinham por 308,6 milhões de novas ações ordinárias.

A demanda elevada deixou os coordenadores, que são responsáveis por garantir a operação, com apenas 2,13 milhões de ações. As sobras serão agora vendidas na bolsa.

O Deutsche espera usar 7,7 bilhões de euros dos novos recursos para comprar e recapitalizar o Deutsche Postbank, maior banco alemão de varejo, no qual já detém participação de quase 30 por cento.

Com a consolidação do Postbank, o Deutsche quer reduzir sua dependência na área de banco de investimentos, que é mais volátil e é responsável por cerca de 80 por cento dos lucros.

Parte dos recursos também vai ajudar o Deutsche a se enquadrar às regras de capital de Basileia, que terá definições mais rígidas até o fim de 2013, disse o presidente-executivo do banco alemão, Josef Ackermann.

(Reportagem de Arno Schuetze)

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.