Tamanho do texto

Ação significa que bancos europeus estão mais receosos e querem manter as suas reservas

selo

O volume de depósitos dos bancos da zona do euro no Banco Central Europeu (BCE) caiu fortemente nesta quarta-feira, com o início de um novo período de manutenção de reservas e o começo da vigência da nova taxa do compulsório bancário do BCE, que foi reduzida de 2% para 1%. Os bancos depositaram 395,327 bilhões de euros no banco central, bem menos do que os 528,184 bilhões de euros depositados na terça-feira.

Normalmente o volume de depósitos diminui quando se inicia um período de manutenção de reservas e aumenta nas duas semanas anteriores ao fim desse período. O compulsório bancário estabelece o montante mínimo que os bancos precisam ter para cumprir suas obrigações durante o período de manutenção de reservas e as instituições se esforçam para atingir as exigências de capital no fim do período.

O BCE decidiu em dezembro que cortaria a taxa do compulsório a partir de ontem. Os bancos tomaram emprestados 3,317 bilhões de euros na linha de crédito overnight do BCE ontem, acima de 2,309 bilhões de euros na terça-feira. As informações são da Dow Jones.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.

    Notícias Recomendadas