Tamanho do texto

Petroquímica pretende realizar o programa de recompra durante um ano

A petroquímica Braskem vai recomprar até 12.162.504 ações preferenciais classe A (PNA) para manutenção em tesouraria e posterior venda ou cancelamento.

A operação representa o terceiro programa de recompra da companhia e será realizado durante um ano. A Braskem possui 30.907.582 ações ordinárias, 270.220.248 ações PNA e 593.818 ações PNB em circulação no mercado. Logo, o montante da recompra representa 4,5% do total de papéis PNA disponíveis para negociação.

A companhia mantém outras 2.697.016 ações PNA e 411 ordinárias em tesouraria. As recompras poderão ser feitas diretamente pela companhia ou por uma instituição financeira a ser contratada, mediante uma operação de "swap".

Ao término do prazo do swap, que coincidirá com o fim do prazo do programa de recompra, a Braskem comprará da instituição financeira o saldo de ações que esta tenha adquirido em decorrência do swap e que ainda não tenham sido recompradas diretamente pela Braskem.

Caso o valor das ações exceda o saldo da conta de lucros ou reservas da Braskem, esse excedente será vendido no mercado pela instituição financeira.