Tamanho do texto

Depois de operarem em alta até metade do pregão, as bolsas europeias viraram e passaram a cair levemente

Depois de operarem em alta até metade do pregão, as bolsas europeias viraram e passaram a cair levemente, devolvendo um pouco os ganhos registrados neste ano e à espera da divulgação de dados sobre imóveis nos Estados Unidos.

De acordo com André Perfeito, a leve queda apresentada nesta quarta-feira tem um forte componente de realização de lucro. "Isso indica que a euforia dos mercados, com os grandes ganhos registrados até agora, pode dar uma moderada", afirma.

Ata: Banco da Inglaterra pode voltar a injetar dinheiro na economia

Há pouco, o estrategista-chefe global de equity do Goldman Sachs divulgou um relatório no qual indica que as ações vão firmar uma trajetória de alta nos próximos anos, pois qualquer declínio no crescimento econômico já está se refletindo nos preços desses papéis. No estudo, ele afirma ainda que é hora de deixar os bônus de lado e comprar ações, porque as perspectivas de retorno das ações frente os bônus é "a melhor em gerações".

Há pouco,o índice FTSE 100 da bolsa de Londres subia 0,09%, aos 5.896 pontos, após o ministro das Finanças britânico, George Osborne, ter afirmado que a economia do Reino Unido parece pronta a evitar uma nova recessão e que a recuperação vai se acelerar no próximo ano.

Ásia: Bolsas fecham em baixa com commodities e exportadoras

Londres também saiu de suas máximas após a divulgação dos resultados fiscais do Reino Unido referentes a fevereiro. De acordo com o Departamento Nacional de Estatísticas, o volume de empréstimos líquidos tomados pelo país aumentou em 15,2 bilhões de libras no mês passado, somando 110 bilhões de libras no ano fiscal até agora. O resultado superou a previsão e o volume de fevereiro de 2011.

Em Paris, o CAC 40 cai 0,02%, aos 3.529 pontos, enquanto o DAX, de Frankfurt, tem leve perda de 0,09%, a 7.048 pontos. O Ibex 35, de Madri, tem queda de 0,18%, aos 8.552 pontos, e o italiano MIB registra forte baixa de 0,94%, aos 16.793 pontos.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.