Tamanho do texto

FTSEurofirst 300 subiu 1,3%, para 935 pontos, segundo dados preliminares

O principal índice das ações europeias fechou na máxima em uma semana nesta quarta-feira, reagindo a dados melhores que o esperado nos Estados Unidos e a esperanças de que o chairman do Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA), Ben Bernanke, possa sinalizar na sexta-feira mais estímulos econômicos.

O FTSEurofirst 300 subiu 1,3%, para 935 pontos, segundo dados preliminares. Foi a terceira alta seguida, levando o índice ao maior patamar de encerramento desde 17 de agosto.

O sentimento melhorou por expectativas de que o discurso de Bernanke, a ser feito num simpósio anual do Fed em Jackson Hole, seja semelhante ao dado no ano passado, quando Bernanke sugeriu que o banco central norte-americano agiria se as condições se deteriorassem. Dois meses depois, o Fed começou a injetar 600 bilhões de dólares no sistema financeiro, através da compra direta de Treasuries.

"O mercado tem tido um rali com o otimismo sobre Jackson Hole. Esperamos que Bernanke tire o coelho da cartola novamente e possa comprar ativos de menor qualidade com o balanço do Fed", disse o gestor de fundos da Bedlam Asset Management Richard Greenwood, que gerencia 700 milhões de dólares.

"Ele tem que ser criativo, já que não tem muitas opções à mão", disse Greenwood. "É apenas um rali de alívio e é sustentável apenas quando os dados e o sentimento melhorarem."

As ações do setor automotivo, que vêm acumulando quedas nas últimas cinco semanas, estiveram entre as de melhor desempenho, amparadas por compras de oportunidade e por esperanças de que a demanda global por veículos volte a crescer.

O índice do setor subiu 4,6 por cento. BMW avançou 4,3 por cento, enquanto Volkswagen apurou ganho de 4,1 por cento.

Em LONDRES, o índice Financial Times fechou em alta de 1,49 por cento, a 5.205 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX subiu 2,69 por cento, para 5.681 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 ganhou 1,79 por cento, a 3.139 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve valorização de 1,86 por cento, para 14.981 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 avançou 1,08 por cento, a 8.369 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 encerrou em alta de 0,52 por cento, para 6.126 pontos.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.

    Notícias Recomendadas