Tamanho do texto

Ações do eBay subiram 5,98%; Caterpillar, AT&T e UPS caíram

selo

Os principais índices do mercado de ações dos EUA fecharam em alta, impulsionados pelos fortes resultados financeiros divulgados hoje por empresas como McDonald's e Travelers, que ofuscaram receios com as flutuações cambiais. Ao longo da sessão, no entanto, as bolsas oscilaram entre os territórios positivo e negativo.

O Dow Jones subiu 38,6 pontos, ou 0,35%, para 11.146,57 pontos, registrando máxima de 11.213,54 pontos e mínima de 11.066,27 pontos durante o pregão. Entre os componentes do índice, o McDonald's fechou em alta de 1,33% após divulgar que seu lucro do terceiro trimestre cresceu 10% na comparação com igual período do ano passado, superando as estimativas de analistas. A Travelers - que também faz parte do Dow Jones - avançou 0,62% depois de anunciar lucro e receita do terceiro trimestre superiores à previsão de analistas.

A Caterpillar caiu 1,24%, mesmo depois de anunciar um aumento no lucro do terceiro trimestre. A companhia alertou que as economias desenvolvidas não crescerão o suficiente no ano que vem para aliviar os níveis de desemprego. A AT&T, cujo lucro do terceiro trimestre cresceu quatro vezes em relação ao registrado no mesmo intervalo de 2009, recuou 0,94%. A companhia teve de pagar elevados subsídios à Apple, o que diminuiu seu resultado final.

Entre os demais índices, o Nasdaq teve ganho de 2,28 pontos, ou 0,09%, para 2.459,67 pontos, enquanto o S&P 500 subiu 2,09 pontos, ou 0,18%, para 1.180,26 pontos.

Durante a tarde, as ações perderam força paralelamente ao fortalecimento do dólar. Operadores disseram que receios com uma potencial guerra cambial deixaram os investidores nervosos. "O mercado está negociando muito em reação ao dólar", disse Craig Hodges, presidente da Hodges Capital Management.

A queda (nas bolsas), no entanto, será limitada por aqueles que esperam mais estímulo econômico vindo do Federal Reserve, acrescentou. "O afrouxamento quantitativo é um bom pano de fundo e eu também acho que o potencial para mais notícias favoráveis às empresas em razão da eleição" está ajudando a estabilizar o mercado, disse Hodges.

Os balanços divulgados hoje contribuíram para melhorar o humor dos investidores, embora alguns acreditem que o bom desempenho das empresas já havia sido embutido nos preços das ações. "Claramente os resultados estão vindo relativamente bem em comparação ao consenso, mas o mercado já tinha registrado um movimento de alta bastante significativo", disse Jeff Morris, diretor de ações norte-americanas do Standard Life Investments.

Entre outras companhias que divulgaram balanço, o eBay subiu 5,98% depois de anunciar lucro e receita mais fortes do que o previsto em meio ao forte desempenho do serviço de pagamentos online PayPal. Além disso, o conselho da companhia aprovou a recompra de US$ 2 bilhões em ações.

A UPS divulgou um aumento no lucro do terceiro trimestre e elevou suas previsões para os resultados de 2010, mas disse que houve um resfriamento "na taxa de crescimento" no volume de pacotes e de exportações. As ações fecharam em baixa de 0,09%.

Pela manhã, os indicadores divulgados nos EUA apresentaram um quadro levemente positivo sobre a economia do país. Os dados mostraram um declínio maior que o esperado no número de pedidos de auxílio-desemprego, um aumento menor que o previsto na atividade na região da Filadélfia e um crescimento em linha com o esperado no índice de indicadores antecedentes do Conference Board. As informações são da Dow Jones.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.