Tamanho do texto

Banco central de Cingapura inesperadamente apertou sua política monetária, permitindo apreciação modesta e gradual de sua moeda

O banco central de Cingapura inesperadamente apertou sua política monetária, permitindo uma apreciação modesta e gradual de sua moeda. A decisão ajudou a impulsionar as bolsas asiáticas nesta quinta-feira.

Pela manhã, o índice MSCI que acompanha as bolsas da região da Ásia Pacífico exceto Japão tinha alta de 1,49%, para 468 pontos.

"A retórica de 'guerra da moeda' está em alta antes do encontro do G20 e se tornando cada vez mais complexa. O contexto para isso é a política monetária dos Estados Unidos ultra-frouxa e potenciais bolhas de ativos em mercados emergentes", afirmaram analistas do Standard Chartered, em uma nota.

A autoridade monetária de Cingapura apertou a política, que gerencia através de uma faixa secreta na qual é permitida a flutuação da moeda.

"É um movimento preventivo", disse Chua Hak Bin, economista do Bank of America Merrill Lynch, sobre a decisão de Cingapura.

"Outro pacote do Fed teria trazido as taxas de juros ainda mais para baixo e dirigido mais fluxos de capital em Cingapura."

O índice Nikkei, da bolsa de TÓQUIO, fechou em alta de 1,91%, aos 9.583 pontos.

Em HONG KONG, o índice Hang Seng encerrou com valorização de 1,68%, para 23.852 pontos.

XANGAI ganhou 0,64%, para 2.879 pontos, enquanto TAIWAN avançou 1,34%, aos 8.215 pontos.

Em SEUL, a bolsa encerrou em alta de 1,26%, aos 1.899 pontos.

Em SYDNEY, o mercado terminou com ganho de 1,71%, para 4.699 pontos.

CINGAPURA caiu 0,22%, para 3.195 pontos.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.