Tamanho do texto

Índice Nikkei registrou baixa de 0,14%, Hang Seng teve queda de 0,88%; Bolsas europeias operam em baixa nesta segunda-feira

Pautados pela cautela dos investidores, mercados asiáticos fecharam esta segunda-feria em baixa. O aumento dos preços do petróleo esfria merca

O índice Nikkei da Bolsa de Valores de Tóquio fechou nesta segunda-feira em baixa de 13,45 pontos (0,14%), aos 9.633,93 unidades. O índice Topix, que reúne todos os valores da primeira seção, subiu por outro lado 0,96 ponto (0,12%), para 835,25. Na China, o índice Hang Seng apresentou baixa de 0,88%.

Os investidores agem com cautela, já que o aumento dos preços do petróleo representa um risco para o sentimento do consumidor nos EUA, disseram estrategistas. "Um aumento excessivo dos preços do petróleo pode afetar negativamente os gastos dos consumidores", disse Yoshihiro Okumura, gerente geral da Chibagin Asset Management, ao lembrar que as tensões entre o Ocidente e o Irã não mostram sinais de abrandamento.

"O Dow Jones luta contra a marca dos 13 mil pontos", acrescentou Kenichi Hirano, diretor operacional da Tachibana Securities. "Sem uma clara ruptura desse nível, as ações do Japão, por si só, não podem continuar crescendo."

Europa

Na Europa, as principais bolsas de valores operam no negativo neste início de semana. Na Inglaterra, o índice FTSE 100 registra queda de 0,79%. Na Alemanha, o índice DAX caiu 1,34% aos 6.772,57 pontos.

Na França, a bolsa de valores registra queda de 1,31%. Na Espanha, o índice IBEX-35 opera em leve baixa de 0,71%, enquanto na Itália, a bolsa de valores registra baixa 1,66%.

(com agências)