Tamanho do texto

Enquanto asiáticos encerraram sexta-feira otimistas com a economia mundial, europeus estão a espera de resgate grego

Nesta sexta-feira, os investidores asiáticos se pautaram pelos bons leilões de títulos europeus, a queda nos números do desemprego nos EUA e o anúncio de sólidos resultados corporativos na maioria das empresas americanas.

O índice principal da Bolsa de Valores de Tóquio, o Nikkei, fechou a sessão desta sexta-feira com alta de 1,47%, aos 8.766,36 pontos, a maior alta em dez semanas. Já o índice Topix, que agrupa todos os valores da primeira seção, subiu 2%, aos 755,47 pontos. Na China, o índice Hang Seng fechou em alta de 0.51%.


Europa

Na Europa, o clima de otimismo registrado nesta quinta-feira, quando leilões de títulos da Espanha e da França tiveram ótimos resultados, não continuou nesta sexta-feira. Conversas entre a Troika e os líderes gregos seguem no seu terceiro dia sem perspectiva de acordo. Há umas duas semanas, o governo grego deixou claro que se não receber esta parcela do pacote de ajuda, um calote desordenado pode acontecer. Tal perspectiva assusta investidores, que fazem um pregão de aversão ao risco.

Em Londres, o FTSE 100 cai 0,21%; em Paris, o CAC-40 perde 0,69%; em Frankfurt, o DAX desacelera 0,4%. Em Madrid, o Ibex 35 vai a 0,44% negativo e em Milão, o MIB perde 0,4%.

(com agências)

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.