Tamanho do texto

Enquanto algumas bolsas sofreram com a realização de lucros, outras foram influenciadas por notícias vindas dos EUA sobre a crise

selo

Os principais mercados da Ásia fecharam em baixa nesta segunda-feira. Enquanto algumas bolsas sofreram com a realização de lucros, outras foram influenciadas por notícias vindas dos Estados Unidos. Foi o caso da Bolsa de Hong Kong, que sucumbiu às preocupações sobre a crise da execução hipotecária nos EUA. O índice Hang Seng caiu 288,25 pontos, ou 1,2%, e terminou aos 23.469,38 pontos.

Após sete sessões seguidas de ganhos, a Bolsa de Xangai, na China, sofreu com a realização de lucros, à espera de novos dados econômicos a serem anunciados esta semana. O índice Xangai Composto baixou 0,5% e terminou aos 2.955,23 pontos. O índice Shenzhen Composto perdeu 1,4% e encerrou aos 1.196,23 pontos.

O yuan teve ligeira desvalorização sobre o dólar, após o Tesouro dos EUA atrasar o anúncio do relatório se a China faz manipulação do câmbio ou não. No mercado de balcão, o dólar fechou cotado em 6,6441 yuans, de 6,6412 yuans do fechamento de sexta-feira. A taxa de paridade central dólar-yuan foi fixada em 6,6541 yuans, de 6,6497 yuans de sexta-feira.

Em Taiwan, a Bolsa de Taipé fechou em baixa, impulsionada pelas preocupações dos grandes exportadores com o dólar taiwanês valorizado e pela queda das ações do setor de tecnologia. O índice Taiwan Weighted caiu 1,8% e fechou aos 8.060,54 pontos.

A Bolsa de Seul, na Coreia do Sul, encerrou em baixa, com os investidores realizando lucros, principalmente com as ações dos setores automobilístico e de tecnologia. O índice Kospi recuou 1,4%, fechando em 1.875,42 pontos.

No mercado australiano, a recuperação do dólar pesou sobre os preços das commodities e a Bolsa de Sydney se retraiu. A moeda dos EUA se valorizou com o discurso do presidente do Federal Reserve (Fed, banco central), Ben Bernanke, que defendeu medidas adicionais para estimular o crescimento econômico, mas disse que o Fed está agindo com "alguma cautela". O índice S&P/ASX 200 recuou 0,8% e fechou aos 4.651,9 pontos.

Nas Filipinas, os ganhos de algumas blue chips sustentaram a alta de 0,3% do índice PSE da Bolsa de Manila, que fechou aos 4.226,87 pontos.

A Bolsa de Cingapura fechou em baixa , uma vez que preocupações sobre execuções de hipotecas nos EUA estimularam os investidores a realizarem lucros sobre ganhos da semana anterior. O índice Straits Times baixou 0,7% e fechou aos 3.181,27 pontos.

O índice composto da Bolsa de Jacarta, na Indonésia teve baixa de 0,8% e fechou aos 3.566,91 pontos, com os recuos nos mercados asiáticos inspirando fundos locais a continuar realizando lucros.

O índice SET da Bolsa de Bangcoc, na Tailândia, cede 1,3% e fechou aos 984,03 pontos, com perdas acelerando no meio da tarde liderados pelo grupo PTT depois de recentes subidas, enquanto o setor bancário recuou ante divulgação dos ganhos do terceiro trimestre esta semana.

O índice composto de sem blue chips da Bolsa de Kuala Lumpur, na Malásia, recuou 0,6% e fechou aos 1.480,70 pontos, com realização de lucro, uma vez que o orçamento de 2011 não trouxe novidades. As informações são da Dow Jones .

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.