Tamanho do texto

Índice geral fechou com valorização de 14,37% após anúncio de fusão dos dois maiores bancos privados do país

A Bolsa de Atenas fechou nesta segunda-feira com alta de 14,37%, a maior de sua história, após o anúncio de fusão entre os dois maiores bancos privados do país, Alpha Bank e Eurobank.

O índice geral terminou em 1.006,59 pontos, frente aos 880,08 do fechamento da sexta-feira passada. O grande ganhador foi o setor bancário, que registrou um avanço de 29,12%, seguido dos serviços financeiros, que subiram 26,17%.

O setor bancário na Grécia registra uma queda que supera 55% desde o início do ano e acumula perdas de 76% desde 2010. Os títulos dos dois bancos chegaram ao limite máximo permitido de alta em uma sessão, 30%, com as transações do Alpha Bank fechando com um aumento de 30% e as do Eurobank de 29,48%.

As ações do Eurobank caíram 78% desde 2010 e as do Alpha Bank registraram uma queda de 77% no mesmo período.

Depois do fechamento da Bolsa, Alpha Bank anunciou seus resultados durante o primeiro semestre do ano, que registraram perdas líquidas no valor de 524,8 milhões de euros, afetado por sua participação no programa de troca da dívida grega.

Por sua vez, Eurobank, que caiu nas recentes testes de resistência dos bancos europeus, anunciou perdas líquidas no primeiro semestre de 588 milhões de euros, também causadas pela troca de bônus.

    Notícias Recomendadas

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.