Publicidade
Publicidade - Super banner
Mercados
enhanced by Google
 

Bolsa cai com incertezas em relação à Europa

Mercados globais recuam. Por aqui, Bovespa opera abaixo dos 64 mil pontos e dólar sobe

iG São Paulo |

A Bolsa de Valores de São Paulo opera em baixa nesta sexta-feira, mais um dia em que a economia europeia traz cautela aos investidores. O principal índice da Bolsa, o Ibovespa, registrava queda de 2,02% às 11h15, para 63.481. Na quinta-feira, o índice fechou em queda de 0,66%, influenciado pelo desempenho das bolsas nos Estados Unidos.

A saúde financeira dos países europeus preocupam os investidores. Os ministros das finanças das economias da zona do euro anunciaram medidas para fortalecer o euro no último domingo. O FMI contribuiu com outros recursos. Ao longo da semana, no entanto, Espanha, Portugal e Grã-Bretanha tornaram patentes seus desequilíbrios financeiros ao anunciar medidas de austeridade e cortes bilionários.

A avaliação do mercado é de que os pacotes, ainda que necessários, possam reduzir o ritmo de crescimento econômico e enfraquecer o euro. As bolsa de Paris recuava cerca de 2% e, em Londres, o principal índice operava em queda de mais de 1% nesta manhã.

Também preocupam os mercados o fato de grandes instituições financeiras dos Estados Unidos estarem sendo investigadas por operações realizadas durante a crise.

As Bolsas de Nova York abriram a sexta-feira em baixa, com investidores atentos também a uma farta agenda de indicadores, que inclui dados de vendas no varejo e produção industrial em abril e sentimento do consumidor em maio.

Já na Ásia, os temores sobre a crise de débito europeia e a baixa em Wall Street influenciaram os principais mercados, que fecharam o dia em queda. Em Hong Kong, o índice Hang Seng caiu 277,03 pontos, ou 1,4%, e terminou aos 20.145,43 pontos. Já a Bolsa de Xangai, na China, apresentou baixa com a notícia de que o órgão regulador negou-se a suspender o processo de aprovação de novas ofertas públicas iniciais (IPOs). O índice Xangai Composto caiu 0,5% e encerrou aos 2.696,63 pontos. Por sua vez, o índice Shenzhen Composto ganhou 0,1% e terminou aos 1.039,64 pontos.

Dólar

O dólar operava em alta de 0,90% em relação ao real por volta de 11h16, cotado a R$ 1,793 para venda.

O euro voltou a cair em relação ao dólar nesta sexta-feira. Pela manhã nos mercados europeus, um euro atingiu o valor de US$ 1,245 e tocou o seu nível mais baixo em um ano e meio.

(Com agências)

Leia tudo sobre: Bovespabolsadólarações

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG