Tamanho do texto

O Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) iniciou nesta semana uma série de palestras sobre inovação no País. O objetivo da instituição é mostrar as linhas de financiamento às empresas que planejam investir em inovação e no desenvolvimento ou melhoria de seus produtos.

A primeira cidade a receber o evento foi São José dos Campos, no interior de São Paulo, na quinta-feira. No dia 31 deste mês, será a vez de Joinville, em Santa Catarina, e no dia 1º de abril será realizada palestra em Florianópolis, no mesmo Estado. Até novembro, outras sete cidades farão parte do ciclo.

Segundo Álvaro Berbel, economista do Departamento de Programas e Políticas do BNDES, algumas empresas ainda desconhecem que existem instrumentos de apoio à inovação para todos os portes de empresa e para todos os setores da economia. A consequência disso é que algumas acabam investindo com capital próprio, muitas vezes sacrificando o capital de giro, afirma.

De 2007 para 2009, os desembolsos do BNDES destinados à inovação aumentaram 63%. Ao apoiar investimentos, o banco procura analisar o caráter inovador do projeto e também como a inovação se insere na estratégia competitiva da empresa. Destacamos, porém, que no caso do Cartão BNDES não é necessário apresentar projeto para pleitear o financiamento, afirma o gerente de Fomento do Cartão BNDES, Vitor Hugo Ribeiro.

Qualquer empresário pode se inscrever para assistir às palestras programadas pelo Banco. As consultas das datas e a realização das inscrições devem ser feitas através do site www.bndes.gov.br/palestras , procurando o evento "BNDES e Inovação".

Leia mais sobre: inovação

    Leia tudo sobre: inovação
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.