Tamanho do texto

Tóquio - O índice Nikkei da Bolsa de Valores de Tóquio fechou o pregão desta sexta-feira em baixa de 301,72 pontos (3,21%), aos 9.081,52, seguindo o temor dos mercados provocado pela moratória de Dubai.

Nesta quinta-feira, o Dubai World anunciou que vai paralisar por seis meses o pagamento de sua dívida. A notícia gerou receios sobre um potencial default da dívida soberana do emirado de Dubai, que controla a companhia.

Na avaliação do economista José Góes, da Win Trade, a notícia é desagradável e a memória da crise está recente. Há, segundo ele, possibilidade de a coisa virar uma bola de neve, embora ele não acredite nisso. "Há chance de isso iniciar um processo mais grave, mas ainda é cedo para dizer", afirmou.

A aversão a risco desencadeada no exterior puxou as commodities para baixo e levou a Bovespa a uma queda praticamente generalizada. Petrobras ON caiu 2,79%, Petrobras PN, -2,53%, Vale ON, -2,98% e Vale PNA, -2,05%.

No setor financeiro, Bradesco PN recuou 2,23%, Itaú Unibanco PN, 3,27%, BB ON, 2,08%. Panamericano PN caiu 6,45%. Nesta quinta-feira, o banco confirmou que está em negociação com a Caixa Econômica Federal para a venda de 49% do capital social votante e 20% do capital não votante - resultando em uma participação total de aproximadamente 35% do capital social. O preço ainda não foi definido, conforme fato relevante entregue à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Com informações da Efe

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.