Tamanho do texto

Agência pediu por uma ação mais efetiva do BCE e investidores voltaram a temer a crise econômica

O principal índice das ações europeias fechou em queda nesta quarta-feira, afastando-se de uma máxima de cinco meses, depois que a agência de classificação de risco Fitch alertou que o Banco Central Europeu (BCE) deveria ter um papel mais ativo na compra da problemática dívida da zona do euro para evitar um colapso do euro.

Os principais índices também atingiram níveis de resistência. O índice FTSEurofirst 300 fechou em baixa de 0,7 por cento, aos 1.020 pontos, após alcançar 1.029 pontos, máxima em cinco meses.

Os índices setoriais de pior desempenho foram o STOXX Europe 600 para alimentos e bebidas e o STOXX Europe 600 de petróleo e gás, ambos em queda de 2%, tendo atingido o território "excessivamente vendido" depois dos ganhos da terça-feira.

O Índice de Força Relativa (RSI) -- indicador técnico do momento que determina as condições muito compradas ou muito vendidas -- para o STOXX Europe 600 de petróleo e gás tinha atingido 71,91 na terça-feira, enquanto para o STOXX Europe 600 para alimentos e bebidas havia subido para 73,08. Acima de 70, o índice é considerado excessivamente comprado.

"O que a Fitch está tentando dizer é que alguém precisa assumir a responsabilidade e ajudar", disse o diretor de pregão da ETX Capital Joe Rundle. "As pessoas estão falando de recessão , a confiança do consumidor está baixa e a preocupação é quanto disso vai se infiltrar nas empresas."

"O volume está baixo e o dinheiro é apenas de investidores de curto prazo. Os investidores estão olhando os níveis de suporte e de resistência e operando dentro dessas faixas." Nesta quarta-feira, a agência também ameaçou rebaixar o rating soberano da Espanha até o final de janeiro.

Em Londres, o FTSE 100 fechou em queda de 0,45%, a 5.670 pontos. Em Frankfur, o índice DAX baixou 0,17%, para 6.152 pontos. Em Paris, o CAC-40 recuou 0,19%, a 3.204 pontos. Em Milão, o índice Ftse/Mib avançou 0,25% para 14.882 pontos. Em Madri, Ibex-35 caiu 0,54%, a 8.426 pontos.