Tamanho do texto

AIG levanta US$17,9 bi com oferta de ações de unidade asiática

Por Denny Thomas e Kennix Chim

HONG KONG (Reuters) - A AIA, unidade de seguro de vida da AIG na Ásia, levantou 17,9 bilhões de dólares em sua Oferta Pública Inicial (IPO, na sigla em inglês), depois de precificar a ação no teto das estimativas.

Investidores mostraram apetite pelos papéis da empresa devido às perspectivas de rápido crescimento dos negócios de seguros no continente asiático.

O IPO, que deve ser o terceiro maior do mundo, coloca fim a uma saga da AIG, que já tinha tentado listar a AIA anteriormente.

O dinheiro levantado pela AIG será usado para pagar parte dos empréstimos tomados do governo dos Estados Unidos para evitar o colapso do grupo durante a crise financeira global dois anos atrás. O governo norte-americano injetou 182,3 bilhões de dólares na empresa.

A ação da AIA foi definida em 19,68 dólares de Hong Kong cada e o lote adicional foi integralmente exercido. Há ainda opção de lote suplementar que se for integralmente exercida elevará o montante do IPO para 20,5 bilhões de dólares.

A estreia da AIA em bolsa será no próximo dia 29.

"Investidores não queriam ficar de fora deste negócio gigante, em um momento de ampla liquidez no mercado e de sentimento positivo", disse o gestor de fundos da Gain Asset Management, Antonny Cheng.

A AIA está presente na Ásia há mais de 90 anos e opera em 15 mercados.

Os prêmios nos seguros de vida na região Ásia-Pacífico devem crescer a uma taxa anual composta de 12,3 por cento entre 2009 e 2014, segundo estimativas da Sigma Swiss Re, contra previsão de estabilidade ou modesto avanço em outras partes do mundo.

Ainda assim, a companhia enfrenta desafios para se expandir na China, onde as principais empresas do setor no país dominam a indústria e mais competidores rivais estão chegando ao mercado.

O IPO implica em um valor de mercado para a AIA de 30,5 bilhões de dólares, com a AIG detendo uma participação de 41,6 por cento. A fatia cairá para 33 por cento se o lote suplementar de ações for colocado.

A AIA vendeu 5,86 bilhões de ações na oferta secundária e mais 1,17 bilhão de ações no lote adicional, devido à forte demanda de investidores.

(Reportagem adicional de Phil Wahba e Clare Baldwin em Nova York e Donny Kwok em Hong Kong)

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.