Tamanho do texto

Índice FTSEurofirst 300, que reúne os principais papéis do continente, recuou 1,06%, a 1.372 pontos, menor nível em cerca de três semanas

Reuters

As bolsas europeias fecharam em queda nesta quarta-feira (25), com destaque para o tombo da ação da GDF Suez, com operadores citando temores de que a violência no Iraque se intensifique ainda mais como motivo para embolsar lucros após o rali do mês passado.

Bolsa da Alemanha
Reuters
Bolsa da Alemanha

O índice FTSEurofirst 300, que reúne os principais papéis do continente, recuou 1,06%, a 1.372 pontos, menor nível em cerca de três semanas.

A bolsa francesa teve desempenho inferior ao de seus pares, pressionada pela queda de 2,3% da ação da GDF Suez após o governo francês vender fatia de 3,1% a € 20,18 por papel, piso da banda estabelecida pelos coordenadores.

Operadores disseram que o conflito no Iraque fornecia aos investidores um motivo para realizar lucros após o rali do mês passado, que levou o FTSEurofirst à máxima em 6 anos e meio, a 1.399 pontos.

"Tivemos alguns ganhos saudáveis, e a tendência é embolsar esses ganhos", disse o executivo de vendas de ações do Mirabaud Securities, Rupert Baker.

- Ataque aéreo contra reduto de milícia na Síria mata ao menos 12

Embora o preço do petróleo recuasse, operadores disseram que os eventos no Iraque continuam preocupantes o suficiente para justificar a redução de posições em ações caso a situação se deteriore.

Militantes atacaram nesta quarta-feira uma das maiores bases aéreas do Iraque, no mesmo dia em que as primeiras equipes de assessores dos Estados Unidos chegavam ao país para auxiliar as forças de segurança iraquianas e definir como ajudar o governo a conter uma crescente insurgência sunita.

Em LONDRES, o índice Financial Times recuou 0,79%, a 6.733 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX caiu 0,71%, para 9.867 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 registrou baixa de 1,28%, a 4.460 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib perdeu 0,8%, para 21.469 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 recuou 1,25%, a 10.966 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 teve valorização de 0,96%, para 6.982 pontos.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.