Tamanho do texto

A chair do Federal Reserve, Janet Yellen, disse que o banco central dos EUA pode encerrar seu programa de compra de títulos entre setembro e dezembro deste ano

Reuters

Homem come sanduíche enquanto passa em frente a painel da bolsa de Tóquio
AP Photo/Koji Sasahara
Homem come sanduíche enquanto passa em frente a painel da bolsa de Tóquio

As bolsas asiáticas recuaram nesta quinta-feira (20), acompanhando a fraqueza em Wall Street em meio a um novo clima de incerteza com os investidores lidando com o risco de que as taxas de juros nos Estados Unidos podem ser elevadas antes e mais rapidamente do que se esperava anteriormente.

Os yields dos títulos norte-americanos de curto prazo tiveram a maior alta em quase três anos depois que a chair do Federal Reserve, Janet Yellen, disse que o banco central dos EUA pode encerrar seu programa de compra de títulos entre setembro e dezembro deste ano, e pode começar a elevar as taxas de juros cerca de seis meses mais tarde.

Combinado com um ligeiro aumento no caminho projetado para as taxas por membros do Fed, isso levou o mercado a antecipar o momento provável do primeiro aumento dos juros em cerca de dois meses.

"O resultado final é um mercado que foi deixado se sentindo menos confortável com a perspectiva para a política do que antes - precificando mais risco de aperto mais cedo e mais rápido - apesar dos melhores esforços do Fed em ressaltar que sua visão sobre a política não mudou", disse Michelle Girard, economista-chefe do RBS.

Veja mais: Presidente do BC dos EUA sugere que juros podem aumentar em 2015

Com isso, o índice japonês Nikkei fechou em queda de 1,65% e o mercado australiano recuou 1,15%.

O Nikkei sofreu um impacto ainda maior quando dados mostraram que investidores estrangeiros venderam um recorde de 1,09 trilhão de ienes (US$ 10,7 bilhões) em ações japonesas na semana passada.

Às 7h35 (horário de Brasília), o índice MSCI que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão caía 1,81%, a maior queda em um mês.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.