Tamanho do texto

Índice acionário saltou 2,29%, aos 46.150 pontos; giro financeiro do pregão somou R$ 6,2 bilhões

O principal índice da Bovespa subiu mais de 2% nesta terça-feira (18), em firme movimento de recuperação, com investidores aproveitando certo alívio da tensão internacional em torno da Ucrânia para comprar papéis cujos preços estavam em patamares considerados baixos.

-Leia também: dólar cai pelo terceiro dia seguido, com alívio sobre Crimeia

O Ibovespa saltou 2,29%, aos 46.150 pontos, recuperando parte do território perdido em pregões recentes, após ter fechado a semana passada em seu nível mais baixo desde abril de 2009. Foi a maior alta percentual desde 6 de fevereiro.

O giro financeiro do pregão somou R$ 6,2 bilhões.

As ações preferenciais da Petrobras subiram 3,18% e as da mineradora Vale avançaram 2,12%
Getty Images
As ações preferenciais da Petrobras subiram 3,18% e as da mineradora Vale avançaram 2,12%

As ações preferenciais da Petrobras subiram 3,18% e as da mineradora Vale avançaram 2,12%, guiando o Ibovespa para cima.

A Bovespa acompanhou a alta dos mercados internacionais nesta terça-feira (18), ante perspectiva de menores incertezas em relação à crise da Ucrânia. O presidente russo, Vladimir Putin, disse que a Rússia não quer outra divisão da Ucrânia depois de aprovar planos para a anexação da península da Crimeia.

Os papéis da Rumo Logística, da operadora de telefonia Oi e da processadora de carnes JBS tiveram as valorizações mais expressivas do dia.

A Oi foi favorecida pela notícia de que firmou com 14 bancos carta compromisso de garantia firme para a subscrição de suas ações no processo de aumento de capital para a fusão com a Portugal Telecom.

Outro destaque positivo foi a ação da empresa de educação Kroton, que divulgou resultados fortes para o quarto trimestre.

Por outro lado, os papéis da Anhanguera tiveram a maior queda do Ibovespa, de 1,57%. Mas apenas 4 dos 73 ativos componentes do índice fecharam no negativo.

    Leia tudo sobre: Bovespa
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.