Tamanho do texto

Medida tem como objetivo reduzir os custos e tornar mais rápida a comunicação de fatos relevantes

Mudança foi aprovada no mês passado pela Comissão de Valores Mobiliários
Thinkstock/Getty Images
Mudança foi aprovada no mês passado pela Comissão de Valores Mobiliários

A partir desta segunda-feira (10), as empresas de capital aberto (com ações na Bolsa de Valores) podem divulgar comunicados em portais de internet. Até agora, esses comunicados precisavam ser publicados apenas em jornais de grande circulação.

Aprovada no mês passado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a mudança entrou em vigor nesta segunda-feira (10).

-Leia também: empresas poderão publicar comunicados em portais online

Em vez de publicarem os fatos relevantes em meios impressos, as companhias poderão optar pela publicação eletrônica, desde que os comunicados também sejam divulgados na página da CVM na internet e no site da própria empresa.

De acordo com a CVM, órgão que regula o mercado de ações no País, a medida tem como objetivo reduzir os custos e tornar mais rápida a comunicação de fatos relevantes pelas companhias de capital aberto. A mudança não afeta a divulgação de balanços, que continuarão a ser publicados apenas em jornais.

Inicialmente, a CVM pretendia obrigar as companhias que escolhessem a divulgação de comunicados por meio eletrônico a publicar os avisos em pelo menos três portais de notícias na internet. Depois da consulta pública, no entanto, a obrigatoriedade passou a valer apenas para um portal, sem exigência de audiência mínima.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.