Tamanho do texto

A maioria dos outros mercados acionários asiáticos fecharam ligeiramente em alta, embora Hong Kong e o índice das ações da China continental tenha reduzido um pouco seus ganhos

Reuters

Índice MSCI subiu 0,38% nesta segunda-feira
AP Photo/Koji Sasahara
Índice MSCI subiu 0,38% nesta segunda-feira

As ações japonesas conduziram a alta nos mercados asiáticos nesta segunda-feira, depois da vitória do primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, em eleição para o Senado no fim de semana, mas uma recuperação no iene levou ao embolso de lucros, o que tirou o índice japonês Nikkei das máximas.

A maioria dos outros mercados acionários asiáticos fecharam ligeiramente em alta, embora Hong Kong e o índice das ações da China continental tenha reduzido um pouco seus ganhos.

O índice Nikkei fechou em alta de 0,47%, após ter subido 1,2% mais cedo. As exportadoras como a Nissan Motor tiveram desempenho abaixo da média, após o dólar ter caído abaixo de 100 ienes.

A vitória de Abe na eleição para o Senado do Parlamento, que era amplamente esperada, deve facilitar para que ele avance com reformas econômicas penosas, o "terceiro pilar" de sua política econômica conhecida como "Abenomics" para acabar com a deflação. Os dois outros pilares são a política monetária ultrafrouxa e os gastos.

Às 8h07 (horário de Brasília), o índice MSCI que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão subia 0,38%.