Tamanho do texto

Investidores mantêm cautela antes de depoimento do Congresso dos EUA do chairman do Federal Reserve, Ben Bernanke, sobre programa de compra de títulos

Reuters

índice MSCI teve oscilação positiva de 0,08%
Thinkstock/Getty Images
índice MSCI teve oscilação positiva de 0,08%

As ações asiáticas tiveram poucas variações nesta quarta-feira (17), antes de depoimento ao Congresso dos Estados Unidos do chairman do Federal Reserve, Ben Bernanke, que pode oferecer mais clareza sobre o momento em que o banco central norte-americano reduzirá seu estímulo.

Bernanke provavelmente irá buscar usar seu depoimento nesta quarta-feira e na quinta-feira para acalmar as preocupações do mercado sobre o futuro sem o programa de compras de títulos de US$ 85 bilhões ao mês do Fed.

Veja também: Brasileiros com conta em banco passam de 50% da população

"Ele provavelmente não quer derrubar os preços das ações. Então ele pode querer evitar ser muito duro", disse o gerente de câmbio Koichi Takamatsu, da Nomura Securities, em Tóquio.

Às 8h0 (horário de Brasília), o índice MSCI que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão tinha oscilação positiva de 0,08%.

As ações australianas caíram 0,09%, embora a mineradora global BHP Billiton tenha subido 2,27%, depois que registrou um aumento robusto de 9% na produção de minério de fério, para um recorde anual de 187 milhões de toneladas.