Tamanho do texto

Dados de emprego dos EUA são aguardados pelo mercado, uma vez que podem dar mais dicas sobre a direção do programa de compra de ativos do BC norte-americano

Agência Estado

Índice Xangai Composto fechou em baixa de 1,4%, aos 2.210,90
Getty Images
Índice Xangai Composto fechou em baixa de 1,4%, aos 2.210,90

Os mercados de ações da Ásia fecharam em queda nesta sexta-feira, antes da divulgação de uma série de indicadores da China e de dados do mercado de trabalho dos EUA.

Nesta sexta-feira, o relatório de emprego de maio dos EUA será divulgado às 9h30 (de Brasília), dando informações sobre o número de postos de trabalho criados no mês e a taxa de desemprego. Os dados são aguardados pelo mercado uma vez que podem dar mais dicas sobre a direção do programa de compra de ativos do Federal Reserve.

Na Austrália, a expectativa sobre o relatório levou a uma queda de 0,9%, aos 4.737,70 pontos no índice S&P/ASX 200. A Newcrest Mining Limited caiu 7,6% em Sydney depois de dizer que pode reduzir o valor contábil em até 6 bilhões de dólares australianos em meio a queda nos preços do ouro. Além disso, a BHP Billiton perdeu 2,0% e a Rio Tinto recuou 1,6% com fracos preços de minério de ferro.

As ações da China também fecharam em queda, devido à contínua realização de lucros por causa do enfraquecimento nos mercados acionários regionais. Além disso, os investidores se mostraram cautelosos antes da divulgação de uma série de indicadores no fim de semana e de um período de feriados no país.

Os mercados financeiros da China ficarão fechados a partir de segunda-feira até quarta na próxima semana. Já neste fim de semana, serão divulgados dados importantes do país como produção industrial e o índice de preços ao consumidor.

Com isso, o índice Xangai Composto fechou em baixa de 1,4%, aos 2.210,90, e o índice Shenzhen Composto perdeu 1,5%, para 983,46 pontos. O índice Hang Seng cedeu 1,3%, aos 21.575,26 pontos, em Hong Kong.

As ações na Bolsa de Taipé fecharam estáveis, eliminando ganhos iniciais com as quedas nos mercados da região prejudicando o sentimento dos investidores. O índice Taiwan Weighted encerrou o pregão aos 8.095,20 pontos.

O índice Kospi, da Bolsa de Seul, encerrou o pregão em queda de 1,8%, aos 1.923,85 pontos. A Samsung Electronics sofreu uma perda pesada de 6,2%, sua maior queda porcentual em um único dia em mais de nove meses. Traders atribuíram o recuo para um relatório do JPMorgan que sinalizou a possibilidade de que o Galaxy S4 pode não estar vendendo tão bem quanto esperado.

As ações nas Filipinas, por outro lado, estenderam a recuperação na sexta-feira, impulsionadas por um resultados positivos em Wall Street na quinta-feira. O índice PSEi subiu 1,4%, para 6.701,95 pontos. Fonte: Dow Jones Newswires.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.