Tamanho do texto

Desempenho deve ser ainda maior em 2013 com o alto investimento em tecnologia on-line

Reuters

As redes de lojas de departamento Macy's e Saks superaram as expectativas de lucros no trimestre de final de ano e disseram nesta terça-feira que as vendas em lojas abertas há mais de um ano devem aumentar em 2013, à medida em que investem em tecnologia on-line.

Vendas on-line da Macy's aumentaram 47,7% após investimento em sistemas de tecnologia
Getty Images
Vendas on-line da Macy's aumentaram 47,7% após investimento em sistemas de tecnologia

A Macy's investiu pesadamente em seus sistemas de tecnologia para ter mais lojas on-line. No trimestre, as vendas on-line da companhia, que também opera a rede de luxo Bloomingdale's, aumentaram 47,7%.

A varejista teve lucro líquido de US$ 730 milhões ou US$ 1,83 por ação no trimestre encerrado em 2 de fevereiro. Excluindo despesas antes dos impostos, o lucro foi de US$ 2,05 por ação, enquanto analistas, em média, esperavam US$ 1,99 por ação.

A Saks, que vem investindo dezenas de milhares de dólares na atualização de sistemas de e-commerce, lucrou US$ 20,4 milhões ou US$ 0,13 por ação no trimestre encerrado em 2 de fevereiro, ante um lucro de US$ 40 milhões um ano antes ou US$ 0,21 por ação.

Excluindo despesas com fechamento de lojas, encargos com reprecificação de ativos e outros itens, o lucro da Saks foi de US$ 0,17 por ação. Analistas de Wall Street esperavam US$ 0,15, de acordo com a Thomson Reuters I/B/E/S.

O presidente-executivo da Saks, Stephen Sadove, disse que enquanto espera que 2013 seja "um pouco volátil", com maiores impostos, também prevê alta das vendas em lojas estabelecidas de 3% a 5% para o ano.

A Macy's disse que espera que as vendas mesmas lojas (abertas há mais de um ano) subam cerca de 3,5% no ano e prevê lucro de US$ 3,90 a US$ 3,95 por ação, comparado com uma estimativa média de Wall Street de US$ 3,41, segundo a Thomson Reuters I/B/E/S.

(Por Phil Wahba, Nivedita Bhattacharjee e Brad Dorfman)