Tamanho do texto

Investidores aproveitaram o funcionamento de algumas praças para reduzir posições, aguardando uma solução para as negociações sobre o abismo fiscal nos Estados Unidos

Reuters

As bolsas de valores da Europa encerraram em leve baixa nesta segunda-feira, na última sessão antes da pausa do Natal e que foi marcada por fraco volume de negócios por causa do fechamento de alguns mercados. Investidores aproveitaram o funcionamento de algumas praças para reduzir posições, aguardando uma solução para as negociações sobre o abismo fiscal nos Estados Unidos.

Leia"Abismo fiscal" se aproxima nos EUA enquanto políticos trocam acusações

Uma série de mercados europeus, incluindo francês, holandês, espanhol e britânico, operou por meia sessão nesta segunda-feira, enquanto bolsas na Alemanha, Itália, Áustria, Grécia, Dinamarca, Noruega, Suécia e Suíça não abriram.

O índice FTSEurofirst 300 encerrou em baixa de 0,1%, a 1.138 pontos, perto da máxima em 19 meses atingida na semana passada, de 1.144 pontos, segundo dados preliminares de fechamento.

TambémEuropa não sairá da crise antes de 2014, diz BCE

"Houve poucas pessoas no escritório hoje e a maior parte dos negócios que foi feito foi para reduzir posições depois de ganhos razoáveis neste fim de ano", disse um operador baseado em Londres.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.