Tamanho do texto

Ganho líquido do banco caiu para US$2,498 bilhões, menos da metade dos US$5,222 bilhões obtidos no mesmo trimestre do ano passado

AFP

O maior banco britânico, o HSBC, anunciou nesta segunda-feira uma queda de seu lucro no terceiro trimestre devido principalmente a uma nova provisão de 800 milhões de dólares em relação a uma investigação das autoridades americanas sobre lavagem de capitais.

HSBC corta 30 mil empregos em 2 anos e vê mais reduções adiante

O lucro líquido do banco caiu para 2,498 bilhões de dólares, o que supõe menos da metade dos 5,222 bilhões obtidos no mesmo trimestre do ano passado.

O banco revelou que os resultados incluem uma nova provisão de 800 milhões para fazer frente a eventuais multas por não ter respeitado a regulamentação bancária de transferências de dinheiro, o que aumenta o montante de provisões do banco para 1,5 bilhão de dólares.

Segundo denunciou um relatório do Senado americano, de julho passado, o HBUS - a filial americana do HSBC - ocultou operações com o Irã no valor de 16 bilhões de dólares ao longo de seis anos e sua filial mexicana transferiu, entre 2007 e 2008, 7 bilhões de dólares ao HBUS, provavelmente procedentes dos carteis de drogas mexicanos.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.