Tamanho do texto

Investidores apostam que a Espanha pedirá logo um resgate que diminuirá as tensões

Reuters

As ações europeias subiram nesta quinta-feira com um rali no final das negociações, avançando pela quarta sessão consecutiva com investidores apostando que a Espanha pedirá logo um resgate e que as tensões que envolvem a crise zona do euro continuarão a perder força.

Segundo números preliminares, o índice FTSEurofirst 300, que reúne as principais ações europeias, fechou em alta de 0,22%, aos 1.121 pontos, a apenas alguns pontos da máxima de 14 meses atingida em meados de setembro.

A endividada Espanha pode pedir ajuda financeira internacional nas próximas semanas, o que destravaria o programa de compra de títulos do Banco Central Europeu (BCE), reduzindo ainda a pressão sobre os custos de empréstimos do país.

"Há um sentimento de que estamos vendo o começo de uma solução para a zona do euro", disse o chefe do departamento de ações do Swiss Life Private Bank, Xavier Lespinas.

"Com uma solução para a Espanha tomando forma e as esperadas medidas para fomentar o crescimento chinês, as ações podem subir outros 10% antes do final do ano", completou.

Ações de mineradoras estiveram entre as de maiores ganhos, com os papéis da Rio Tinto subindo 2,4%, após dados mostrarem que a economia chinesa está se estabilizando.

Já as ações da Nestlé caíram 1,7% depois de a companhia informar que o crescimento de suas vendas desaceleraram mais do que o esperado nos primeiros nove meses do ano.

Também como destaque negativo, os papéis da companhia francesa de bebidas Remy Cointreau recuaram 8,0% depois de uma forte desaceleração das vendas no último trimestre.

Em LONDRES, o índice Financial Times subiu 0,10%, a 5.917 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX teve alta de 0,58%, para 7.437 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 avançou 0,22%, a 3.535 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib recuou 0,30%, para 16.185 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 caiu 0,34%, a 8.100 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 teve ganhos de 1,70%, para 5.533 pontos.

(Reportagem de Blaise Robinson)


    Notícias Recomendadas

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.