Tamanho do texto

Tentativa de fraude da taxa referencial no país asiático acontece após escândalo semelhante entre os grandes bancos de Londres

Reuters

RBS também se envolveu em fraude da taxa interbancária Libor, dos bancos de Londres
Getty Images
RBS também se envolveu em fraude da taxa interbancária Libor, dos bancos de Londres

O Royal Bank of Scotland suspendeu um trader por tentar manipular uma taxa de referência para empréstimos em Cingapura, disse à Reuters uma pessoa familiarizada com assunto, mostrando a propagação global do escândalo sobre a fixação de taxas, como a Libor.

O banco, que é parcialmente detido pelo governo britânico, colocou o trader Chong Wen Kuang em licença no início deste ano por tentar manipular uma taxa relacionada a swap de dólares em Cingapura.

Chong é o primeiro trader conhecido a ser suspenso do RBS devido a problemas com taxas com exceção da Libor, ampliando o alcance de uma possível exposição global do banco em casos relacionados a fraude de taxas.

O RBS não quis comentar o assunto. Chong não pode ser imediatamente contatado para comentar o assunto.

O banco disse em agosto que havia demitido funcionários após uma investigação interna sobre a manipulação da taxa referencial Libor e outras taxas de juros, mas não deu detalhes sobre os envolvidos ou onde estavam baseados.

(Por Matt Scuffham)


    Notícias Recomendadas

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.