Tamanho do texto

Perspectiva de fraco crescimento na zona do euro também contribuiu para o pessimismo

Reuters

O principal índice de ações europeu fechou em baixa nesta quarta-feira com preocupações com a Espanha e com o crescimento global, o que limitou o ritmo dos negócios e manteve os índices em suas apertadas recentes faixas de negociação.

Segundo números preliminares, o índice FTSEurofirst 300, que reúne as principais ações europeias, fechou em queda de 0,12%, aos 1.100 pontos, com o indicador seguindo preso a uma faixa de 30 pontos estabelecida em meados de setembro, quando o rali europeu motivado por estímulos de bancos centrais chegou a um impasse.

Cabe agora aos políticos seguirem as iniciativas de bancos centrais, e, enquanto o mercado espera que a Espanha peça um resgate, investidores continuam reticentes em se comprometer mais com ações.

"A verdade é que a situação da Espanha ainda é problemática, e até que (o primeiro-ministro espanhol) Mariano Rajoy vá e peça o resgate, não poderá ser ativado o programa de compra de títulos. Então estamos todos apenas esperando", afirmou a gestora de fundos europeus na Royal London Asset Management Andrea Williams.

Ela afirmou estar reduzindo sua exposição a bancos da zona do euro, dadas as perspectivas de fraco crescimento.

"Há uma noção de que o foco está agora de volta aos políticos e ao cenário macroeconômico, que não está ficando nada fácil", completou.

As ações da imobiliária francesa Gecina caíram ainda 5% depois de duas empresas de investimento espanholas que controlam em conjunto 31% de sua propriedade apresentarem uma das maiores ações de falência da história da Espanha, depois que um banco se recusou a refinanciar um empréstimo de 1,6 bilhão de euros (2,1 bilhões de dólares).

Em LONDRES, o índice Financial Times subiu 0,28%, a 5.825 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX avançou 0,22%, para 7.322 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 perdeu 0,24%, a 3.406 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve alta de 0,25%, para 15.535 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 caiu 0,51%, a 7.826 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 avançou 0,99%, para 5.318 pontos.

(Reportagem de David Brett)

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.

    Notícias Recomendadas