Tamanho do texto

Estimativa do banco é que juros passem dos 7,5% atuais para 9%, no fim de 2013, por conta dos sinais da melhora da economia e do risco de inflação

Reuters

SÃO PAULO (Reuters) - O ciclo de queda na taxa de juros Selic já terminou e o Banco Central deverá voltar a elevar a taxa a partir do segundo trimestre de 2013, disse o economista-chefe do BNP Paribas, Marcelo Carvalho.

"O juro vem caindo, já caiu 5 pontos percentuais nesse ciclo e acho que já chegou ao fim", disse, após participar do evento LatinFinance, nesta quinta-feira.

"O BC provavelmente fica parado, sem mexer nos juros por vários meses. Nossa hipótese é que comece a subir já no segundo trimestre do ano que vem, e subiria 1,5 ponto percentual (no ano)". Atualmente, a Selic está 7,5% e a aposta do banco é que passe para 9% até o final de 2013.

Segundo ele, o aumento será necessário, porque a economia já demonstra sinais de melhora e há o risco de que a inflação fique acima do teto da meta em 2013.

"Pensando para frente, com a economia voltando a crescer, a taxa de cambio que não ajuda a inflação e as commodities em alta, tudo isso contribui para que a inflação piore", disse.

A estimativa do BNP Paribas é de que a inflação medida pelo IPCA fique em 6,7% em 2013.

(Por Roberta Vilas Boas)