Tamanho do texto

Banco francês vê recuperação mundial frágil e piora nos dados da China e da Europa

Agência Estado

O BNP Paribas anunciou nesta segunda-feira, ao divulgar seu Relatório Macroeconômico Trimestral, que revisou para baixo a previsão de crescimento para a economia mundial neste e no próximo ano.

A projeção para o Produto Interno Bruto (PIB) mundial deste ano, segundo o economista-chefe do banco para a América Latina, Marcelo Carvalho, caiu de 3,2% no documento divulgado há três meses para 3,1%. Para 2013, a estimativa foi reduzida de 3,7% para 3,4%. "Mas em 2014 o PIB mundial voltará a se recuperar e crescerá 3,7%", previu o economista, acrescentando que em 2014 o PIB global estará ainda longe dos anos dourados, mas distante também de uma recessão.

"O tema é a recuperação frágil da economia mundial", disse Carvalho, ao iniciar a coletiva online na qual o BNP Paribas divulgou seu relatório. O documento indica ainda piora nos dados de China e Europa. Para o continente europeu, a previsão do francês BNP Paribas é de uma retração de 0,4% neste ano e crescimento zero em 2013. A China deverá encerrar 2012 com expansão de 7,4% e 2013 com crescimento de 8%. "São números fortes para os padrões globais, mas baixos em relação aos que estamos acostumados a ver", afirmou.

Para o PIB dos Estados Unidos, a estimativa é de um crescimento perto de 2% neste ano e de 2,2% no ano que vem. "Não são números ruins, mas não trazem a taxa de desemprego para baixo", analisou.

A economia japonesa deverá crescer 3,2% neste ano, mas mais pela recuperação da queda de 0,8% no ano passado por causa do tsunami.