Tamanho do texto

Página do banco na internet agora permite a customização e a criação de redes de relacionamento entre os clientes; Bradesco e Itaú também fizeram mudanças no atendimento

O Banco do Brasil mudou o estilo, o design e a linguagem de seu internet banking, que é a página feita para seus clientes acessarem os serviços bancários pela internet. Agora, o correntista pode colocar sua foto, montar uma rede de relacionamento e destacar suas “transações favoritas”. A alteração da página foi feita para todos os clientes que utilizam o atendimento no portal do banco e foi motivada por estudos de comportamento de consumo e monitoramento de tendências, segundo o banco.

“A mudança acompanha as tendências mundiais para web e o crescimento da utilização das redes sociais como plataforma para transações, uma vez que utiliza uma linguagem mais intuitiva, interativa, colaborativa e com alto poder de personalização,” afirma o banco. Antes de colocar sua nova cara no ar, o banco fez pesquisas com clientes para ter certeza de que seria uma mudança bem-vinda.

Nova página do Banco do Brasil foi inspirada em redes sociais
Divulgação
Nova página do Banco do Brasil foi inspirada em redes sociais

A ideia do BB foi deixar o internet banking mais parecido com uma rede social, o que a equipe de pesquisa considerou que teria um resultado positivo. “A plataforma de redes sociais possibilita alinhamento entre a visão transacional e de relacionamento, guardando os históricos do cliente e suas interações,” afirmou o banco por meio de sua assessoria de imprensa.

Leia mais:  Bradesco responde mensagem de cliente com poema

Outros dois bancos de varejo também mudaram o ambiente de atendimento aos clientes recentemente: Bradesco e Itaú Unibanco. Na última semana, foi inaugurado o Bradesco Next, dentro do shopping JK Iguatemi, em São Paulo. Segundo a instituição, trata-se de uma agência online, onde os clientes podem conhecer possibilidades tecnológicas para transações bancárias. “A ideia é educar o cliente para o uso dos meios digitais em procedimentos corriqueiros, como pagamentos ou conferências de extratos,” disse o banco em nota.

Entre os serviços que a loja conceito traz estão um painel interativo sensível ao toque com informações sobre aplicativos de operações bancárias. Os novos terminais de autoatendimento também serão por toque, e os comprovantes de transações de transferências enviados por e-mail, dispensando o uso do papel. Os clientes também podem ter consultoria financeira online, com especialistas em crédito e investimento.

Agência do Itaú Unibanco em shopping imita lojas comuns
Divulgação
Agência do Itaú Unibanco em shopping imita lojas comuns

O Bradesco também anunciou que será possível efetuar o pagamento de boletos de cobrança no valor total de até R$ 600,00 por dia por meio da página do banco no Facebook . O cliente também poderá fazer consulta a saldos e extratos por meio da rede social.

Já o Itaú Unibanco inaugurou na última semana sua primeira agência conceito para shoppings, no Shopping Villa-Lobos, em São Paulo. O banco tentou deixar seu espaço mais parecido com o de outras lojas, com o objetivo de atrair as pessoas que circulam pelo centro de compras. O horário de atendimento – das 12h às 20h, com atendimento exclusivo para clientes Itaú a partir das 17h - também é diferente das demais agências. Segundo Marco Bonomi, vice-presidente da área de Banco Pessoa Física do Itaú Unibanco, o novo modelo proporcionará maior interação dos gerentes com os clientes.

Leia mais notícias sobre bancos

Mais:  Sete dicas para não se prejudicar nas redes sociais