Tamanho do texto

Subsidiária da holding alemã possui US$ 1,5 bilhão em ativos, com forte presença em empréstimos corporativos

Sede do banco Mizuho em Tóquio, no Japão
Getty Images
Sede do banco Mizuho em Tóquio, no Japão

O jornal japonês The Nikkei noticiou que o Mizuho Financial Group está se aproximando de um acordo para comprar a unidade brasileira do banco WestLB. O movimento mostra como os bancos japoneses, que têm finanças relativamente sólidas e procuram oportunidades de crescimento em mercados emergentes, estão conseguindo tirar vantagem da necessidade das instituições de crédito da Europa de reequilibrar seus balanços patrimoniais.

Segundo o jornal japonês, o Banco WestLB do Brasil tem cerca de US$ 1,5 bilhão em ativos, com forte presença no setor de empréstimos corporativos. A holding alemã precisou de uma injeção de fundos públicos após a crise da hipoteca subprime, em 2008, e desde então tem vendido ativos não essenciais.

De acordo com o Nikkei, o Mizuho pretende transformar a unidade brasileira em uma subsidiária integral. A presença do Mizuho na América do Sul é limitada a São Paulo, onde também fica a sede do WestLB do Brasil.

Mas o banco japonês pretende expandir seus negócios no País, de olho na demanda por empréstimos tanto por parte de produtores japoneses como por empresas brasileiras que atuam na área de recursos naturais, entre outros setores. As informações são da Dow Jones.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.