Indicadores refletem otimismo com notícias sobre formação do novo governo grego; Londres e Madri registram as maiores altas do pregão
Os principais mercados europeus operam em alta nesta terça-feira, animados com notícias de que a Grécia caminha para a formação de um governo de união nacional, enquanto a Espanha informou que as vendas de títulos da dívida do país atingiram suas metas.
Em Londres, o índice FTSE 100 sobe 0,92%, e em Frankfurt o DAX tem alta de 0,49%. O indicador da bolsa francesa, o CAC 40, registra leve baixa de 0,14%, enquanto o espanhol Ibex 35 sobe 1,44%. Já o italiano MIB avança 0,71%.
Mais : Análise: O euro respira tranquilo, por enquanto
Ásia
A maioria dos mercados asiáticos encerrou em baixa nesta terça-feira. O aumento da taxa de juros da dívida espanhola veio como um balde de água fria no otimismo dos investidores após o resultado positivo nas eleições da Grécia. O índice principal da Bolsa de Valores de Tóquio, o Nikkei, fechou a sessão com queda de 0,75%, aos 8.655,87 pontos.
Já a Bolsa de Hong Kong encerrou estável. O Hang Seng Index terminou aos 19.416,67 pontos. Houve modesta realização de lucros, após o rali de 3,3% nos últimos dois pregões. Os investidores evitaram fazer grandes apostas, embora tenham esperanças de medidas de flexibilização monetária por parte do FOMC, dos Estados Unidos.
Também : Líderes do G20 adotam discurso pró-crescimento no México
As Bolsas da China ficaram no campo negativo, com as preocupações sobre excesso de liquidez com os planos de lançamento de novas IPOs por Citic Heavy Industries e China National Nuclear Power. O Xangai Composto caiu 0,7% e terminou aos 2.300,79 pontos. O Shenzhen Composto também perdeu 0,7%, aos 958,00 pontos.
Em Taiwan, a Bolsa de Taipé fechou em baixa ressentindo-se do custo elevado de empréstimos à Espanha, o que reavivou as preocupações sobre a dívida soberana na zona do euro. Os investidores também aguardam o desdobramento da reunião do FOMC. O índice Taiwan Weighted caiu 0,11%, aos 7.273,13 pontos.
Leia ainda : UE cogita dar mais dois anos à Grécia para cumprir reformas
A Bolsa de Seul, na Coreia do Sul, encerrou estável com as preocupações renovadas sobre a situação na Espanha pesando no mercado após a forte alta registrada na segunda-feira. O índice Kospi fechou aos 1.891,77 pontos. Os investidores estão focados na reunião de dois dias do FOMC, que começa hoje.
Na Austrália, a Bolsa de Sydney fechou em ligeira queda, também influenciada pelo pessimismo sobre a situação espanhola. O índice S&P/ASX recuou 0,33%, aos 4.123,33 pontos. Já a Bolsa de Manila, nas Filipinas, apresentou alta, ajudada pelas compras em blue chips no final do pregão. O índice PSEi ganhou 0,6% e encerrou aos 5.081,61 pontos, com moderado volume de negociações. As informações são da Dow Jones.