Publicidade
Publicidade - Super banner
Mercados
enhanced by Google
 

Cruzeiro do Sul era comandado por família tradicional

Políticos, arquitetos premiados e designers integram clã Indio da Costa, que fundou o banco há quase 20 anos

iG Rio de Janeiro | - Atualizada às

O anúncio da intervenção no Banco Cruzeiro do Sul, feito nesta segunda-feira pelo Banco Central (BC), atingiu em cheio uma das mais tradicionais e abastadas famílias do Rio de Janeiro, integrada por políticos, arquitetos e designers premiados. Com a intervenção do Bacen, a família Indio da Costa perdeu o controle sobre a instituição financeira que administrava há quase 20 anos e que fazia parte de uma  rede de negócios familiares bem-sucedidos.

Foto: Divulgação Luis Octavio Indio da Costa

Saiba mais:

FGC não descarta fraude no Cruzeiro do Sul

Celso Antunes da Costa é nomeado administrador do Cruzeiro do Sul

O Cruzeiro do Sul foi fundado pelo advogado Luis Felippe Indio da Costa em 1993, quando ele tinha 62 anos e esperava o momento de se aposentar. Depois de se especializar em crédito consignado a funcionários públicos, o banco conquistou parceiros de negócios de peso como a GE Capital e cresceu em ritmo acelerado, a despeito do histórico de episódios negativos.

Dono de 55,6% de participação no banco, Luis Felippe incumbiu seu filho, Luis Octavio Indio da Costa, da tarefa de gerir a empresa. Figura recorrente nas colunas sociais, Luis Octavio é conhecido não apenas por comandar o Cruzeiro do Sul, mas também por promover e participar de alguns dos mais badalados eventos do eixo Rio-São Paulo.

Leia também:

Bacen decreta intervenção do Cruzeiro do Sul

Banco tem histórico de episódios negativos

Sempre acompanhado por beldades, o banqueiro, que chegou a ser apontado como namorado da modelo Luiza Brunet, divide com o primo, Antonio Pedro de Siqueira Indio da Costa, o título de "solteiro cobiçado" nas altas-rodas. Deputado federal do DEM, Antonio Pedro concorreu ao cargo de vice-presidente da República na chapa de José Serra nas últimas eleições.

Arquitetos e designers

A família do banqueiro também é dona de um dos mais requisitados escritórios de arquitetura do Rio de Janeiro, dirigido por Luiz Eduardo Indio da Costa. O arquiteto assina projetos importantes na cidade do Rio, incluindo a reforma do Jockey Clube do Rio de Janeiro e o Píer Mauá. Integra ainda a família o designer Guto Indio da Costa, que criou o premiado ventilador de teto Spirit.
 

Leia tudo sobre: Cruzeiro do Sulintervencaobanco

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG