Tamanho do texto

Decisão está em linha com expectativa do mercado e dá sequência à política de cortes mais agressivos adotada na última reunião

O Comitê de Políticas Monetárias do Banco Central (Copom) anunciou nesta quarta-feira um corte de 0,75 ponto percentual na taxa Selic, em linha com a expectativa do mercado, levando a taxa ao patamar de 9% ao ano. A decisão dá continuidade à política de cortes mais agressivos adotada na última reunião. Com o corte, o BC pretende reduzir as pressões sobre o mercado de câmbio (o que tem contribuído para a valorização do real em relação ao dólar), e estimular o crescimento da economia.

Leia também:

FOCUS: Mercado reduz projeção para o PIB e mantém a da Selic

Após quase dois anos, taxa de juros volta à casa de um dígito a 9,75%

Existe grande chance de este ser o último corte do ano na taxa, que já está apenas 0,25% acima de sua mínima história (8,75%). Na avaliação de alguns analistas, a estratégia do BC é concentrar os cortes no início do ano para criar um bolsão de crédito no segundo e aquecer a economia. Este foi o terceiro em 2012. Em 2011, o Copom já havia cortado a taxa Selic em agosto, outubro e novembro, depois de cinco altas seguidas, para tentar conter o aumento da inflação.

Em queda

Mais uma vez o Copom decidiu reduzir a taxa básica de juros

Gerando gráfico...
Fonte: Banco Central