Tamanho do texto

A perda de confiança dos investidores empurrou o mercado de ações dos Estados Unidos aos menores níveis dos últimos 12 anos. O índice Standard & Poors 500 chegou a cair ao patamar de abril de 1997 nesta segunda-feira, enquanto o Dow Jones atingiu os níveis de outubro de 1997 com os investidores sucumbindo às preocupações de uma recessão, cujo final não aparece no horizonte.

Diante do nervosismo sobre o socorro das autoridades federais aos bancos americanos, a Bolsa de Nova York mergulhou no final do pregão desta segunda-feira. O índice Dow Jones fechou em queda de 3,41%, em 7.114 pontos; o S&P declinou 3,47%, para 743 pontos e o Nasdaq baixou 3,71%, para 1.387 pontos.

Ações

A maior parte das ações caiu mesmo com as notícias de que o Departamento do Tesouro americano irá lançar um programa de resgate aos bancos que inclui a opção de aumentar a participação do governo nas instituições financeiras sem ter que usar mais dinheiro do contribuinte.

Embora o governo tenha dito que não quer estatizar os bancos, muitos investidores estão preocupados que essa seja uma possibilidade uma vez que os bancos continuam a sofrer perdas severas por causa da recessão.

Enquanto isso, as ações de tecnologia também caíram depois que o The Wall Street Journal informou que o novo executivo-chefe da Yahoo Inc. está planejando uma reorganização da companhia."Não há onde mais se esconder", disse o diretor de renda fixa do Baird & Co, Jim Herrick.

Citi e AIG

Os índices Dow Jones e Standard & Poor's tiveram o menor patamar desde 1997, depois de notícias de que o governo pode converter suas ações preferenciais no Citigroup em ações ordinárias, elevando sua participação no banco para até 40 por cento.

"(A queda) é um voto de 'não' do mercado ao que estamos tendo de Washington", disse Hank Smith, chefe de investimentos do Haverford Trust Co, sobre a notícia do Citigroup.

Somando-se ao mau humor, a rede CNBC informou que a seguradora American International Group (AIG) pode ter que pedir falência se o governo não der mais recursos. Segundo fontes, as partes estão em conversações sobre isso.

Neste ano, o Dow já acumula queda de 18,9%, enquanto o S&P tem baixa de 17,7% e o Nasdaq, de 12%.

Leia também:

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.