ver novamente

Dúvidas sobre o imposto de renda? Envie suas perguntas para impostoderenda@ig.com.br

    14. Bens e Direitos

    Se o contribuinte optou por restaurar a declaração do ano anterior assim que abriu o programa, esta ficha já aparece completa, então o único trabalho é atualizar.



    Entram também nesta ficha, além de bens como imóveis e carros, dados de contas bancárias desde que o saldo em 31 de dezembro seja superior a R$ 140, consórcios (mesmo que o contribuinte ainda não tenha sido contemplado) e informações do plano de Previdência VGBL. O contribuinte pode declarar contas com saldo inferior a R$ 140, caso queira manter o controle de toda sua movimentação financeira. 

    Para saber sobre outros itens, o contribuinte pode clicar em “Novo” e abrir o campo “Código” para ver os itens mais comuns, listados ali pela Receita.

    No campo “Discriminação”, devem entrar todas as informações possíveis para a melhor identificação do bem, como a data de aquisição, os dados do vendedor e do comprador (nome/razão social e CPF/CNPJ) e o valor da transação. Se for alienado, é preciso informar dados da financeira e o valor da entrada. Deve ser informado ainda o custo de aquisição, ou seja, quando há financiamento, o valor dos juros não entra aqui.

    No caso de veículo, o contribuinte deve incluir cor, ano/modelo e placa. No caso de imóvel, deve colocar a localização, a metragem e o tipo: apartamento, casa, sobrado, terreno ou outro.  

    Existem também algumas situações especiais. Se o apartamento estiver em construção, é preciso declarar os pagamentos que estão sendo feitos. Quando acontecer a entrega do imóvel, baixa-se este bem e abre-se um novo com código de apartamento, informando o valor da escritura. Na ficha de dívidas, o contribuinte inclui o saldo do financiamento.
    Quando está pagando um consórcio, há um código específico para a declaração. Neste caso, o contribuinte deve ir agregando os valores pagos no período. Quando acontecer a contemplação, é só baixar este código e abrir um novo com o código correto do bem. 
    anterior próxima