Tamanho do texto

"A crise no Banco do Brasil é uma crise de fofoca, mas ninguém assume a responsabilidade por ela", afirmou ministro da Fazenda

O ministro da Fazenda procurou nesta quinta-feira negar que haja uma situação de conflito entre a direção do Banco do Brasil e o comando da Previ, o fundo de pensão do banco. Mas ao minimizar os desentendimentos, Guido Mantega demonstrou preocupação com a possibilidade de que as notícias sobre desavenças afetem o desempenho das duas instituições.

Leia também: Crise no BB ameaça cargo de mais um vice

"A crise no Banco do Brasil é uma crise de fofoca", disse Mantega a jornalistas. "Não há desentendimentos, mas fica uma questão difícil de identificar porque ninguém assume a responsabilidade pela fofoca."

"Essa situação tem que acabar porque em algum momento isso pode prejudicar a atuação das duas instituições. Não prejudicou até agora, mas o governo quer que isso acabe", acrescentou o ministro.

Mantega disse que a presidente Dilma Rousseff não determinou que sejam feitas mudanças na direção do BB e da Previ para por fim ao impasse. Por outro lado, não respondeu diretamente se demissões estão descartadas.

A disputa ganhou contornos maiores desde terça-feira, após o Ministério da Fazenda ter mandado o BB abrir sindicância para apurar suposto vazamento de sigilo bancário do ex-vice-presidente da área internacional da instituição Allan Toledo.

Segundo uma fonte a par da situação disse à Reuters, Toledo teria sido demitido em dezembro por supostamente estar arregimentando apoio entre empresários e políticos para assumir a presidência do BB, no lugar de Aldemir Bendine, com apoio do presidente da Previ, Ricardo Flores.

Fontes disseram ainda na quarta-feira que a disputa dentro do BB e com a Previ começava a atrapalhar atividades das duas instituições.

Mantega, no entanto, disse nesta manhã que "as duas instituições estão funcionando bem".

"O Banco do Brasil funciona bem, tem excelente desempenho, tem aumentado o crédito, reduzido juros e possui rentabilidade elevada", disse. "A Previ também cumpre seu papel porque também tem rendimentos excepcionais."

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.