Tamanho do texto

BRASÍLIA ¿ O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta terça-feira, que o Brasil não pretende copiar o modelo norueguês no novo marco regulatório do petróleo que está em estudo no governo desde julho. Segundo informou o presidente, os estudos do grupo interministerial sobre o tema devem ficar prontos até o final do mês.

Nós não queremos copiar o modelo norueguês de fundo petróleo, porque cada país vai criar as coisas em função da sua história, da sua cultura e da sua peculiaridade. Mas obviamente que é um exemplo extraordinário, ressaltou o presidente.

A declaração foi feita durante almoço no Palácio do Itamaraty, por ocasião da visita do primeiro-ministro da Noruega, Jens Stoltenberg, ao Brasil.

Lula ressaltou ainda que, na Noruega, a carga de impostos pagas pelas empresas estrangeiras para explorar e produzir petróleo é alta, o que portanto dificultaria a implementação no Brasil. Na Noruega as empresas estrangeiras pagam 78% de imposto [para explorar e produzir petróleo] para o governo e não reclamam. Nesses investimentos para que uma empresa confie em fazer investimentos no país é preciso de você tenha uma definição clara do que vai acontecer a cada dia e não ficar mudando as regras do jogo, acrescentou.

Leia mais sobre pré-sal

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.