Tamanho do texto

O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, afirmou nesta quarta-feira que a licença para construção da hidrelétrica de Jirau, no Rio Madeira (RO), deve sair ainda hoje.

De acordo com o ministério de Minas e Energia, a usina terá capacidade instalada de 3.300 MW e poderá comprometer planos de suprimento energético  do País se não for concluída até 2012 ou 2013.

A licença para a hidrelétrica de Jirau deve sair hoje, no mais tardar, não sei que horas, deve sair a licença, com a autorga da ANA [Agência Nacional de Águas], disse o ministro ao chegar para audiência pública na Comissão da Amazônia, Integração Nacional e Desenvolvimento Regional da Câmara dos Deputados.

Álém da concessão da licença ambiental para Jirau, Minc também anunciou o investimento de R$ 36 milhões em habitação na capital do Estado, Porto Velho - cidade bem próxima do local onde será construída a usina. Segundo o ministro, as duas hidrelétricas, Santo Antonio e Jirau, ambas no Rio Madeira, empregam juntas cerca de 60 mil trabalhadores. Se uma cidade grande, isso faz uma diferença, imagina num estado menos populoso, observa.

Segundo Minc, não é só no meio ambiente que a construção de uma hidrelétrica tem impacto. Saneamento, saúde, segurança pública, mais policiais ¿ tudo isso é importante, ressalta

Leia mais sobre a concessão de licença para hidrelétricas pelo Ibama

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.